Actividades Físicas e Desportivas

" O Cantinho da Marta " irá proporcionar às crianças excelentes momentos de diversão através da prática de Actividades Físicas e Desportivas. Importa referir que aliada à diversão, a Actividade Física permite a potencialização directa de grandes benefícios: físicos, sociais e psicológicos; ou seja, a oportunidade de conhecer melhor o nosso corpo, de contactar com novas pessoas, novos objectos, novos locais e de melhorar as nossas capacidades físicas e psíquicas

No "O Cantinho da Marta" os jovens poderão ter acesso a diferentes modalidades desportivas entre as quais o surf, natação, hip-hop, ténis...

Surf:  prática desportiva marítima frequentemente considerada parte do grupo de actividades denominadas desportos radicais. O surf consiste em percorrer uma determinada distância mar/terra aproveitando o impulso da onda com a utilização de uma prancha. O surf é um dos desportos mais completos que existe, além de fortalecer praticamente todos os músculos do corpo, promove também o trabalho aeróbio desenvolvendo a resistência cardiovascular. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, postura, velocidade de reacção. Devido ao contacto com a natureza o surf permite ainda o relaxamento psíquico. 


Natação: capacidade do homem e de outros animais se deslocarem através de movimentos efectuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes.
A natação é um dos grandes aliados no combate ao stress, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do quotidiano.

Hip-Hop: cultura artística que iniciou-se durante a década de 70 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova York. A dança permite a estimulação das funções psicomotoras (imagem corporal, tónus, equilíbrio, lateralidade, dissociação do movimento, estruturação espaço-temporal, praxia global e fina, ritmo e relaxamento); desenvolve a expressividade corporal e a dramatização, auxilia na percepção visual e auditiva.

Ténis: Sem origens ainda defenidas, pensa-se que esta modalidade desportiva tenha surgido em Inglaterra. É um desporto essencialmente de velocidade, disciplia táctica e de cálculo. O ténis exige uma boa agilidade e flexibilidade, força explosiva e uma excelente coordenação.





              Professora Sara Marcos